top of page
  • Foto do escritorRenovo Reformas Prediais 3473-2000

Reforma de fachada predial: Passo a passo completo!

Atualizado: 1 de abr. de 2023

Reforma de fachada predial: Passo a passo completo! - Reformas prediais: passo a passo completo!


O que se entende por reforma predial?


Reformas prediais passo a passo.

Como o próprio nome indica, a reforma predial consiste no reparo e reestruturação das áreas de um determinado prédio ou condomínio. O objetivo é resgatar a qualidade, beleza, harmonia e o bem-estar dos condôminos, assegurando uma melhor qualidade de vida.


Qual a diferença de obra e reforma?


Apesar de semelhantes, construção e reforma são dois conceitos diferentes. Podemos dizer que uma obra é a construção de um novo projeto, do início ao fim. Então, uma reforma também pode ser caracterizada como obra, desde que não haja novas construções, mas apenas reparações.


Qual é a diferença entre restauro e reforma?


A restauração tem o compromisso de manter a originalidade o imóvel, certo? Ela realiza alterações mínimas no projeto inicial, enquanto a reforma tem a liberdade de fazer qualquer mudança, desde que não coloque em risco a segurança do imóvel.


O que é melhor construir ou reformar?


Quando devo optar pela construção? Uma reforma deve ser previamente descartada sempre que houver graves danos estruturais e mau estado de conservação do imóvel. Dessa forma, é melhor demolir e começar a construção do zero. Quando o proprietário já possui o terreno tudo fica mais fácil.


A compra de materiais, inclusive, é responsável pela maior parte dos gastos com uma obra. Segundo Fernanda, essa fatia é de aproximadamente 70% do custo total da reforma. A mão de obra fica com os 30% restantes. Ela sugere, porém, que os clientes evitem economizar nos gastos com profissionais.


Qual a tendência do material de construção para 2023?


Mais uma tendência que vemos para 2023 é a construção de casas pré fabricadas, que aposta em processos sustentáveis, que visam, basicamente, a redução nos custos dos materiais, da mão de obra e da logística. Uma preocupação surgiu entre as construtoras após a pandemia: a qualificação da mão de obra.





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page